quinta-feira, 11 de abril de 2013

À espera

O tema dos sonhos e da satisfação pessoal fascina-me. (Para não perderem o fio à meada podem ler mais sobre estas minhas divagações, aqui. E já agora, ainda podem mandar e-mails a respeito disto!)

Como "filha" da ciência (como quase toda a minha geração), e pessoa que trabalha na ciência, tenho uma curiosidade e uma vontade de experimentar, explicar, planear, querer tudo e querer mais que me são intrínsecas. 

Isto é tudo muito bonito, não fosse o facto de nos tornar pessoas insatisfeitas (sim, sim, já falei nisto)

Uma questão que surge é:
Quando é que sabemos que podemos parar? (de perseguir determinado sonho / de lutar por determinados objectivos na carreira / de esperar por determinada pessoa na nossa vida / de querer ter mais dinheiro / de querer viajar mais / de querer experimentar mais e melhor). 

Mas a pergunta que vos quero colocar hoje é:

Existe por aí alguém que já tenha tido um sentimento de satisfação em relação a qualquer um destes assuntos que acabei de referir ou outro qualquer??

Se sim, a que é que sabe?
Como é sentir-se completamente satisfeito em relação a algo que se persegue / perseguia?


(Não me refiro à satisfação que se sente depois de enfardar uma feijoada à transmontana, uma francesinha à moda do Porto ou uma carne de porco à alentejana (que é para ninguém se chatear). Essa eu sei a que é que sabe :D Refiro-me às outras todas!)

Ao longo dos anos, fui aprendendo a educar-me em relação a estas coisas e a pôr travões em relação a determinadas ambições. Não porque achasse que seriam impossíveis de concretizar, mas porque me apercebi que isso estava a fazer de mim uma pessoa da qual, no fundo, eu não gostava. 

Apreciar o momento e retirar prazer e satisfação de pequenas coisas no presente, não é coisa fácil nem é para todos. Mas todos podemos tentar. Eu tento todos os dias, mas sei que ainda tenho muito a aprender. E continuo com curiosidade em relação a isto.


Vá, agora pensem lá nisto e respondam à minha pergunta. (Nem que seja para dentro!)

M. 





2 comentários:

  1. Quando parar? Boa questão.
    Já me debrucei mais vezes do que queria nessa pergunta e, a verdade é que não consigo dizer não (no que toca ao amor) eu tento e, tento e continuo a tentar porque não sou pessoa de deixar um "e se" no passado.
    Sim a verdade é que não me torno uma pessoa assim muito bonita. e quando assim o é, faço umas pausas plo caminho.
    Aliás eu acho que a lógica da questão "quando se deve parar?" é mesmo essa. Não é parar de vez, é parar por uns tempos, respirar, reorganizar ideias, traçar novos objectivos, fazer a análise do percurso...e, então, depois, continuar.
    O saber quando parar é ter noção dos nossos limites, ou quando estamos a ultrapassar aquilo que nós próprios achamos razoavel e, dar uma pausa, um passo atrás, olhando para nós mesmos e por as coisas na balança.
    Quanto a mim estás a fazer tudo bem até agora. =)
    quanto a esse sentimento de satisfação... não to sei descrever porque acho que não o conheço. não esssa plenitude de me sentir realamente satisfeita com algo.
    Talvez porque também eu sou feita dessa massa de que as pessoas que querem (sempre) mais são feitas.
    De satisfação só te posso falar dessa de comer um belo de um prato de carne de porco a'lentejana. (tão bem que ia agora).
    Beijo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha devassa. Um dia a satisfação vai fazer parte dos nossos dias. Assim espero! :*

      Eliminar

Ora então debitem práqui os vossos comentários